• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sabina Fortes, uma campeã entre homens
Desporto

Sabina Fortes, uma campeã entre homens

Num mundo “dominado” por homens, esta mulher veio, viu e venceu. A história de Sabina Fortes, presidente da Associação Desportiva Relâmpago (A.D.R), equipa campeã da 2ª divisão de Santiago Sul, é exemplar e invulgar no futebol cabo-verdiano. Ontem, 8 de Março, dia internacional da mulher, completou 37 anos de idade

Eis o registo da A.D.R.: 10 vitórias e quatro empates, 34 pts, com 36 golos apontados e 13 sofridos, sendo campeã da segunda divisão Santiago Sul, no segundo ano da sua existência. A equipa é treinada por Sérgio Rocha e presidida por Sabina Fortes, 36 anos, jovem empresária e antiga jogadora de futebol. Um incrível feito para uma equipa que na sua primeira participação ficou nos últimos três lugares da mesma competição.

Em conversa com Santiago Magazine, Sabina Fortes explica que o nome - Associação Relâmpago - surgiu assim como o próprio grupo, “num ápice”, melhor seria dizer, “como um relâmpago”, de repente. Num belo dia, em 2016, um grupo de sete santantonenses residentes na Praia, da qual fazia ela parte, resolveu criar e federar uma equipa. Isso, também, motivados por um trágico acontecimento a um dos elementos do grupo, Quintino, irmão de Sabina e vice-presidente da equipa, que uns anos antes ficou semi-paraplégico devido a um acidente de viação. Ele que foi em tempos um exímio guarda-redes em Santo Antão.

Assim, às pressas, lá conseguiram inscrever-se na temporada 2016/2017 de futebol Santiago Sul e assim começou esta história. Sabina, ela própria amante “incondicional” do futebol e antiga jogadora, foi então sugerida para presidente do clube. Inicialmente a sugestão não reuniu consenso no seio do próprio grupo pela sua condição de mulher. O preconceito contra a mulher é algo a que Sabina já se acostumou. Inclusive, reflete, isso tem atrapalhado na obtenção de patrocínios, daí que, conjuntamente com o marido, Jean Charles, resolveu patrocinar, através da sua pensão familiar, «Chez Sabina», o clube de futebol.

Às dificuldades responde com determinação. “Quando quero algo eu consigo, com força de vontade não há nada que me deite abaixo”. E acrescenta que “queria mostrar que a mulher tem muito potencial e muito para oferecer ao país e que o futebol e o desporto são para todos”. Aliás, a criação de uma equipa feminina está nos planos futuros da A.D.R como conta.

Sabina diz estar em contato com potenciais parceiros europeus e aproveita para apelar às empresas e instituições nacionais a se juntarem ao projeto, agora na 1ª divisão. Sem avançar muito mais, a nossa entrevistada garante que a administração do clube tem reservada uma surpresa que “irá mostrar aos outros clubes da capital do que somos capazes” e que será desvendado no último jogo da época, no próximo dia 17 ou 18 de março.

Mais do que um clube, a A.D.R é também uma associação de cariz social e que procura fazer a diferença junto àqueles que precisam, nomeadamente no bairro do Brasil, na Achada de Santo António, onde milita a maioria dos jogadores do clube. Caso de Sandro “Drogba”, atacante e melhor marcador da equipa e da competição e que é uma das estrelas do clube.

Casada há onze anos com um empresário canadiano, Jean Charles, que conheceu em Santo Antão em 2003, Sabina é empresária também, coproprietária da pensão familiar «Chez Sabina» e é conselheira executiva da empresa do marido, a JCC Estudo e Topografia. Em suma, como um exemplo da força da mulher cabo-verdiana, ela desdobra-se com naturalidade entre as várias funções social, familiar e profissional com a maior naturalidade e fá-lo parecer fácil.

Uma outra paixão de Sabina é o carnaval, ela que tem sido uma das musas da festa do “Rei Momo” na Praia, quase sempre com o Grupo Bloco Afro Abel Djassy e, desde a sua dissolução, com o grupo de Terra Branca com quem mais uma vez brilhou este ano na avenida Cidade de Lisboa.

Sem medo das bocas e dos olhos gordos, esta notável lider faz do otimismo a receita para a sua felicidade e dá a dica para as mulheres deste país para que corram atrás dos seus sonhos e “não se preocupem com o que os outros pensam sobre nós. Sou uma pessoa extremamente positiva e o que é importante é o que eu penso de mim mesma”, conclui.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação