• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
FCB promove clinic de basquetebol em Tarrafal com irmãos Almeida
Desporto

FCB promove clinic de basquetebol em Tarrafal com irmãos Almeida

Prossegue o plano de dinamização e reformulação do basquetebol nacional promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB). Neste fim de semana foi a vez de Chão Bom e Tarrafal receberem uma caravana da FCB com o selecionador nacional, Emanuel Trovoada e os irmãos internacionais Ivan e Joel Almeida.

Uma semana depois de ter regressado de um périplo a Santo Antão e São Vicente, o selecionador e coordenador nacional, Emanuel Trovoada e seus colaboradores que desta vez incluiu os internacionais Joel e Ivan Almeida, de férias em Cabo Verde, deslocaram-se este final de semana a Chão Bom e cidade de Tarrafal onde promoveram “clinics” de basquetebol nas escolas locais, para além de jogos 3 x 3 com equipas das suas localidades, com quase 80 atletas das duas localidades.

Uma jornada de trabalho que Trovoada considerou de bastante proveitosa e que poderá deixar algumas bases importantes para o desenvolvimento da modalidade no concelho de Tarrafal. O potencial evidenciado pelos atletas locais, diz o selecionador nacional ao Santiago Magazine, “é enorme”.

Entretanto, como constatado em todas as outras paragens, é necessário um trabalho de base e de formação ao nível também dos professores das escolas do ensino básico e de iniciação para o ensino do mini-basket, para além de formação em arbitragem, tendo a FCB e a vereação da Câmara Municipal do Tarrafal acertado uma formação de arbitragem e de monitores de basquetebol para o próximo verão.  

A próxima paragem é São Nicolau, estando prevista essa deslocação já no próximo final de semana, e depois a ilha Brava para depois fechar com os restantes municípios de Santiago Norte. Recorda-se que a FCB já esteve na Praia, no Sal, na Boavista, Fogo, Santo Antão e também São Vicente, para além de Santa Catarina e Tarrafal em Santiago Norte.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação