• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Basquetebol feminino de regresso em Santiago Sul
Desporto

Basquetebol feminino de regresso em Santiago Sul

O campeonato de basquetebol sénior feminino regressa esta época em Santiago Sul, parte de uma estratégia da atual Associação Regional de Basquetebol Santiago Sul (ARBSS), apoiada pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB), de relançamento da modalidade entre as mulheres que nos últimos anos tem estado a fazer uma verdadeira “travessia do deserto”.

De acordo com o recém-eleito presidente da ARBSS, Hélder Gonçalves, um dos grandes objetivos para esta temporada é precisamente o relançamento do basquetebol feminino em Santiago Sul que, assim como no resto do país, nos últimos anos praticamente desapareceu, há exceção da época 2015/2016 em que participaram cinco equipas.

E esta época é já um dado adquirido que haverá campeonato sénior feminino, sendo que três equipas já se inscreveram. São elas: Boavista, Revolution e Assomada e nesta quinta-feira a ARBSS reúne-se para definir o calendário geral das várias competições nos diversos escalões e categorias.

Outro bom sinal é o campeonato sub 16 e sub 18 femininos e que testemunham uma aposta sustentável. A própria FCB tem estado a coordenar esforços com várias associações regionais para a redinamização do basquetebol feminino, tendo já o selecionador sénio masculino e coordenador técnico da FCB, Emanuel Trovoada feito deslocações a algumas regiões desportivas para contatos e ações de formação, com especial atenção para as meninas.

A última dessas foi na semana ao Fogo e um dos aspetos positivos foi o grande interesse e adesão das meninas, jovens e crianças, nesses eventos, como sublinhou à nossa reportagem Trovoada. A ideia, diz é chegar a todas as ilhas e regiões desportivas até o final deste ano, tendo sempre em particular atenção a dinamização e massificação do basquetebol feminino.

Inclusive, há a expetativa de que esta temporada venha a ser possível o resumo do nacional de basquetebol feminino, sendo que em São Vicente, já desde há dois anos a esta parte, e no Sal tudo indica que haverá campeonatos.

Entretanto, o campeonato Santiago Sul em sénior masculino arrancou esta quarta-feira, 07 de fevereiro, com 11 equipas, um número record de emblemas que faz lembrar os melhores tempos do basket na capital.

Os dois primeiros jogos desta jornada inaugural puseram frente-a-frente as equipas do All Together e Unidos do Norte, com a primeira a levar a melhor sobre o último, 54 x 47 foi o resultado. No outro jogo, a Escola de Basquetebol de Ponta de Água (EBP) perdeu diante do São Lourenço dos órgãos, 38 x 58.

No próximo sábado resume-se a primeira jornada com o primeiro clássico do regional entre ABC e Seven Stars. Antes, às 19H00, jogam São Domingos e Lenfer, no Pavilhaõ Vavá Duarte.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação