Pub
Por: Redação

livro do francisco SM

O evento, que conta com as apresentações do antigo primeiro-ministro, José Maria Neves, e do jurista e professor de Direito, João Santos, está previsto para o dia 17 de setembro, quinta-feira, pelas 17 horas, na Biblioteca Nacional

Trata-se de uma coletânea de crónicas publicadas pelo sociólogo e político, Francisco Carvalho, no jornal Online Santiago Magazine, tributárias de uma abordagem, temática e profundidade muito próprias, conferindo à obra o estatuto de um autêntico “Manual de Política e Sociedade”, como escreve Hermínio Silves, na nota que acompanha edição.

Santiago Magazine partilha, nesta oportunidade, a nota do editor.

“Neste atípico ano de 2020, marcado pelo surgimento do pandémico vírus da Covid-19, Santiago Magazine comemora três anos de labuta, pelo que haveria de haver um jeito de o assinalar. Encontrámos, pois, esse jeito tão simples quanto oportuno: reunir num único documento os melhores textos de um dos principais colunistas de Santiago Magazine, Francisco Carvalho, sociólogo nascido e criado na cidade Praia e que carrega dentro de si tamanha humildade e sabedoria.

A escolha foi fácil pela simples razão de, entre todos os grandes colunistas do Santiago Magazine, Francisco Carvalho ter sido o mais assíduo colaborarador, trazendo sempre à comunhão da sociedade os mais diversificados temas da actualidade nacional, feitos a partir da análise ponderada e acutilante do autor.

Carvalho percorre socalcos, vielas, ruelas e avenidas da politica cabo-verdiana com uma maestria e lucidez de elevadíssima qualidade, o que, em termos práticos, torna este livro-documento numa espécie de Manual Essencial da Política e Sociedade. Poderia ser esse o título deste livro imprescindível, não o foi, mas é sem dúvida a sua essência, o seu suco.

De resto, todos os artigos aqui compilados evidenciam uma tremenda capacidade analítica de Francisco Carvalho, alicerçados numa coerência ideológica firme, que incomoda, fere, apazigua e conforta, tal a honestidade intelectual do autor.

Ora bem, Francisco Carvalho comete a necessária impertinência de pensar Cabo Verde e de o expressar publicamente, sem amarras e sem utopias. E este livro, que considero um hino ético e moral, também soa a impertinência. Corrijo, é uma impertinência, porque ousa ser diferente.

Detalhe importante: à primeira vista, pode parecer que esta obra tem vitalidade no seu autor, mas na verdade existe e ganha vida por si, caro leitor, que ao longo destes três anos de Santiago Magazine acompanharam, com aplausos e críticas, as crónicas de Francisco Carvalho, ora tranformados em livro de cabeceira sobre a política cabo-verdiana nos últimos anos.

Com efeito, este livro vem alargar a amplitude politicia e social em Cabo Verde e almeja ser um documento essencial da literatura política doméstica e universal, dada à sua abrangência temática e coerência intelectual nestes tempos de populismo barato.

Esta nota explicativa até poderia ser um prefácio, mas não. É um aplauso, um abraço ao Francisco Carvalho e à cabo-verdianidade que tão bem percebe e defende.

Boa leitura!”

Hermínio Silves

Director de Santiago Magazine

Comentários  

0 # Calamento 19-09-2020 21:35
Concordia com José Sócrates Lopes, ao malhar nesse catita ignorante, o troglodita da Boca de barata. Só gana de papia, seu piralho! Se pudesse vomitava sobre tal canalha e escaravelho.
Responder
0 # José Sócrates Lopes 19-09-2020 08:40
José Luís Almada confunde coisas básicas. O rapaz publica um livro cuja qualidade ainda é desconhecida, mas já vem o JLHA a dizer homem certo para lugar certo. Você não sabe ler, Zé? Que lugar é esse, Zé, de escritor, de presidente de câmara? Por enquanto, nem uma coisa nem outra. O menino ainda não é eleito, não ocupa lugar nenhum? Mais, o livro não é um manifesto de campanha, meu caro. Para com cegueira rapaz.
Responder
+2 # graciano Moreno 15-09-2020 11:58
Parabéns "Santiagomagazine"
Parabéns Francisco Carvalho
Considero feliz, esta iniciativa de apresentar estas compilações, sob forma de livro.
Pois, tenho lido quase todos os escritos do FC, neste jornal online e considero-os serem de elevado valor intelectual e artístico, porquanto, para mim, a escrita é uma arte, e FC tem esta característica.
Bem haja, pois.
Responder
+2 # jose luis hopffer al 15-09-2020 10:13
O Homem certo para o lugar certo na hora certa. Francisco Carvalho é um fino analista político, mesmo sendo assumidamente um intelectual orgânico conotado com o PAI (Amílcar Cabral também o era) , de que afinal é um excelente candidato (sério, honesto, comprometido com os mais humildes e despojados, intelectualmente sólido, com uma visão clarividente para a cidade e o concelho, entre muitas outras virtudes). Em suma, um homem bom, em todos os sentidos. Força, Dom Francisco!
Responder
+3 # toto 14-09-2020 22:08
Vejo em seus artigos muita verdade sem insulto ,vejo o que ele pede no titulo do libro ,conhecimento ,sentimento e razão . Esperamos ver-lhe em Soncent.
Responder
+3 # PITABOLA 14-09-2020 17:03
Gostaria de o ter, como fazer para consegui-lo ? Desperta-me muita água na boca para devorarar a sua leitura. Estarei atento !
Os meus parabéns !
Responder
+3 # Daniel Carvalho 14-09-2020 17:02
Sendo este livro o resultado de compilação de crónicas já publicadas neste jornal, garanto que já as li todas e que gostei. Por este facto, prometo estar presente no ato do lançamento e adquirir uma exemplar que espero que seja a um preço acessível, pamó kau sta assim assim...
Responder