• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca vence Prémio Literário Guerra Junqueiro
Cultura

Jorge Carlos Fonseca vence Prémio Literário Guerra Junqueiro

O escritor e poeta Jorge Carlos Fonseca, actual Presidente da República, é o vencedor do Prémio Literário Guerra Junqueiro, em Portugal, a ser atribuído em 2020.

O anúncio foi feito por Jorge Carlos Fonseca na sua página na rede social, acrescentando que recebeu a notícia com “surpresa e satisfação”.

“Recebi a comunicação de que fui laureado com o Prémio Literário Guerra Junqueiro – Lusofonia, Cabo Verde-2020, por deliberação unânime do Júri”, escreve também o Chefe de Estado cabo-verdiano.

A entrega do prémio será feita em 2020, em cerimónia organizada para o efeito, provavelmente em Cabo Verde, indica a mesma fonte.

Este Prémio é atribuído desde 2017, no âmbito do FIL – Festival Internacional de Literatura – realizado em Freixo de Espada à Cinta, terra natal do escritor Guerra Junqueiro, sendo a organização do Município e da Editorial Novembro.

Em 2017, foi conferido ao poeta Manuel Alegre; em 2018, ao poeta Nuno Júdice; em 2019, a José Jorge Letria, escritor, poeta, jornalista e músico.

O festival literário tem por base a vida e obra do poeta Guerra Junqueiro (1850-1923), tido como “uma referência inquestionável da literatura portuguesa” e com raízes em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação