• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ciclo Talentos Consagrados do Palácio da Cultura Ildo Lobo. José Maria Barreto exibe Antologia Plástica
Cultura

Ciclo Talentos Consagrados do Palácio da Cultura Ildo Lobo. José Maria Barreto exibe Antologia Plástica

Abre ao público na segunda-feira, 11, a exposição “Antologia Plástica”, de José Maria Barreto. Integrado no "Ciclo Talentos Consagrados", que tem lugar no Palácio da Cultura Ildo Lobo, esta amostra revela em toda a extensão o talento e a sensibilidade do artista plástico cabo-verdiano.

José Maria Barreto nasceu em 1957, na cidade de Assomada, concelho de Santa Catarina de Santiago, e desde muito novo conviveu com as artes plásticas. Mas foi na distante e famosa cidade de São Petersburgo, na Rússia, que se licenciou, conquistando o grau de “Master of Fine Art” na Academia de Belas Artes no curso de Pintura Monumental, em 1985.

De regresso ao seu país natal, seguiu a via da docência por três anos (1985-1988), sem nunca ter deixado a carreira artística de lado – participou em diferentes eventos internacionais, nomeadamente Géneve (Suiça), Lisboa (Portugal) e Dar-es-Salam (Tanzânia) –, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das artes plásticas em Cabo Verde.

Confira o seu refinado sentido estético e a sua linguagem sofisticada na exposição que fica patente no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na zona histórica do Plateau, até 10 de Março. É mais uma entre as muitas exposições que já fez em Cabo Verde e também em África, Europa e EUA.

Trata-se de uma amostra que evidencia “a linguagem construída ao longo da sua trajectória e que resulta do entrecruzamento de fenómenos artísticos como os ícones da Igreja Ortodoxa Russa e elementos tão importantes como o “homem e a vida””, diz Adilson Gomes, Director Nacional da Cultura.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação