• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Desfile de escravos movimenta Rua Pedonal
Cultura

Desfile de escravos movimenta Rua Pedonal

A rua pedonal do Plateau foi palco na manhã deste sábado de um desfile de escravos. A encenação levou às ruas um pouco da história da escravatura, desde a captura e tráfico negreiro até à revolta e libertação dos escravos.

Escravos, capatazes, senhores, correntes, chicote e pilorinho. Personagens e elementos para lembrar o percurso e a história do povo cabo-verdiano, num desfile pelo centro histórico da cidade da Praia.   A iniciativa foi do grupo teatral Fladu Fla e contou com a adesão dos grupos Abadá Capoeira e Inigma, além de artistas de ferro e gaita.

Conforme explica responsável do grupo Fladu Fla, Vandreia Monteiro, a ideia nasceu em 2016, depois de uma participação do grupo no festival internacional de teatro Mindelact.

“No Mindelact apresentamos uma peça que retratava a história de Cabo Verde desde a escravatura até à independência. Então pensamos porque não levar o teatro também para as ruas. Já que estamos numa era digital, em que as pessoas não estão muito interessadas em pesquisar sobre a história nos livros, tivemos esta ideia de levar a história até elas e aproveitar a rua pedonal que já temos”.

Trata-se também de uma prenda a cidade na comemoração dos 14 anos do grupo. “O desfile deveria ter sido no mês de Julho, para comemorar o mês da independência. Mas não foi possível, então optamos por Agosto, mês em que comemoramos os 16 anos do grupo. Este desfile é uma prenda do Fladu Fla aos praienses, para mostrar que a cidade da Praia tem teatro e tem artista”, explica Monteiro.

A iniciativa movimentou a rua pedonal atraindo as atenções de jovens, crianças e adultos. Além do desfile houve também momentos de capoeira e funaná.

O grupo que passa por um momento bastante produtivo, fruto de várias parcerias públicas e privadas, anuncia mais iniciativas para o curto prazo. É o caso do festival de teatro que deverá acontecer já em Outubro. Neste mês de Agosto estão a decorrer oficinas de teatro para adultos e crianças.
O resultado das oficinas deverá ser apresentado ao público no final do mês.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Karina Moreira