• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Germano Almeida vence Prémio Camões
Cultura

Germano Almeida vence Prémio Camões

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões. O Prémio Camões é o mais importante da literatura e pretende destacar um autor de língua portuguesa pelo conjunto da sua obra e o seu anúncio foi feito pelo ministro da Cultura português, Luís Filipe Castro Mendes.

O júri do prémio foi composto por Manuel Frias Martins, Leyla Perrone Martins, José Luís Jobim, Ana Paula Tavares e José Luís Tavares.

Germano Almeida tem vasta obra publicada em Portugal pela Editorial Caminho, bem como no Brasil, Itália, Alemanha Suécia, Dinamarca e Noruega, e é dos mais importantes autores de Cabo Verde.

O Prémio Camões foi criado em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil para desenvolver os laços culturais entre toda a comunidade lusófona, pelo que a este evento se associam os outros Estados de língua oficial portuguesa.

Já receberam a distinção os portugueses Miguel Torga, Vergílio Ferreira, José Saramago, Eduardo Lourenço, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Maria Velho da Costa, Agustina Bessa-Luís, António Lobo Antunes, Manuel António Pina, Hélia Correia e Manuel Alegre; os brasileiros João Cabral de Mello Neto, Autran Dourado, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, António Cândido, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Dalton Trevisan, Alberto Costa e Silva e Raduan Nassar; os angolanos Pepetela e Luandino Vieira; o caboverdiano Arménio Vieira e os moçambicanos José Craveirinha e Mia Couto.

Com Diário de Notícias

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação