• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia. Escolas secundárias reúnem-se para comemorar Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP
Cultura

Praia. Escolas secundárias reúnem-se para comemorar Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Os alunos dos liceus da Cidade da Praia reuniram-se ontem na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, em Achada Santo António, para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A coordenação concelhia da disciplina da Língua Portuguesa, dirigida pela Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (Escolas Técnica), não quis deixar o 05 de Maio passar em branco, e, por isso, chamou representantes de alunos de todos os liceus do município da Praia para celebrar a efeméride.

Em declarações à Inforpress, a professora de Língua Portuguesa e coordenadora concelhia, Mónica Semedo, explicou que participam nas actividades todos os alunos de 9º e 10º anos da Escola Técnica, por ser a anfitriã, mais 12 estudantes de cada um dois restantes liceus da Praia.

“O objectivo do evento é que haja a demonstração da cultura e dos aspectos linguísticos dos diferentes países da comunidade (Cabo Verde, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Brasil, Timor-Leste e Guiné-Equatorial), sem esquecer a gastronomia e a literatura”, frisou.

Segundo a coordenadora, a língua “é viva e sofre mutações” no contexto e realidade de cada falante, e que em Cabo Verde, a língua portuguesa é ensinada nas escolas, obedecendo a norma de português padrão, mas que já se sabe que cada um desses países fala a sua variante, incluindo o arquipélago.

O 05 de Maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na Cidade da Praia, e este ano o tela é “A preservação do legado histórico e cultural dos Estados-membros da CPLP”.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP está a ser comemorado por um conjunto de eventos, um pouco por todo o mundo, organizados pelo secretariado executivo, pelos embaixadores dos países da comunidade em diversas capitais, pela sociedade civil e pelos governos nacionais.

Em Cabo Verde, o Centro Cultural Português, na Cidade da Praia, organiza hoje um sarau cultural para celebrar a data, que terá apresentações de quase todos os países lusófonos.

O evento terá danças tradicionais da Guiné-Bissau e de Timor-Leste, declamação de poesia de Angola e Moçambique e um momento musical de São Tomé e Príncipe.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação