• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ministro da Cultura destaca importância arqueológica, histórica e de memória da Igreja de São Tiago Maior
Cultura

Ministro da Cultura destaca importância arqueológica, histórica e de memória da Igreja de São Tiago Maior

O ministro da Cultura destacou hoje a importância arqueológica, histórica e de memória da Igreja de São Tiago Maior, em Achada Igreja, município de Santa Cruz, cuja obras de reabilitação já iniciaram pelas escavações.

Abraão Vicente, que falava à imprensa após realizar uma visita às escavações arqueológicas e ao projecto de reabilitação da Igreja de São Tiago Maior, fazendo-se acompanhar do edil Carlos Silva e do presidente e técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC), disse que mais do que incentivar o turismo religioso, o objectivo deste projecto é o de “recuperar e dignificar” a igreja e devolve-la à população.

Segundo o governante, a recuperação da igreja vai fazer com que Santa Cruz destaque no turismo religioso, por ser uma das igrejas de maior relevância no contexto da ilha de Santiago e de Cabo Verde.

É nesse sentido que indicou que se está a fazer todo o trabalho de escavação com técnica e envolvendo o IPC, tendo asseverado que uma vez recuperado o património que se encontra subterrado vão levantar de novo a Igreja e requalificar todo o território à sua volta, intervenção que passa nomeadamente pela construção de uma praça.

“A ideia é descentralizar, assim como se está a passar com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Cidade Velha). Este é um ponto central de recuperação na ilha de Santiago. Vamos também recuperar e devolver a Igreja de Alcatraz (São Domingos) os seus traços originais”, apontou.

Conforme explicou Abraão Vicente, são projectos a longo e médio prazo, ou seja, o Estado não tem todo o recurso necessário neste momento para investir simultaneamente em todas as igrejas, defendendo que se a igreja envolver também e trazer recursos, acredita que a médio e longo prazo Cabo Verde vai ter um património e um roteiro religioso que pode valer a pena este trabalho.

O governante que considerou a obra “estruturante”, cuja ideia é consolidar o que já está edificado, respeitando o material da época, afiançou que estão a cumprir com aquilo que consta na plataforma do Governo, que é a valorização do património histórico construído e valorização do imaterial.

Relativamente aos custos, Abraão Vicente explicou que tendo em conta que se está a fazer escavações, vão rever o projecto original e apresentar um novo orçamento, assegurando, contudo, que ainda não têm uma data para a conclusão.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, considera que a recuperação da Igreja de São Tiago Maior, que se enquadra também na agenda cultural da edilidade, vai devolver toda a história deste município do interior de Santiago.

Nas escavações que decorrem no local, os técnicos já deram início aos trabalhos no interior e exterior da igreja, sendo que no interior já foi encontrado o piso original e ossos humanos. Entretanto, do lado de fora estão a encontrar estruturas, figurinhas de santos em barro do século XVIII e outros materiais e vestígios de telhado compostos por telhas de meia cana.

O Instituto do Património Cultural já tem em curso um plano de socialização do projecto de reabilitação das ruínas da Igreja de São Tiago Maior, junto à comunidade de Achada Igreja.

O projecto da recuperação da Igreja de São Tiago Maior, datada de finais do século XVII e inícios do século XIX, foi lançado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC), e a Diocese de Santiago.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação